segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Planejamento e Estratégia - Grupo II

Resumo Completo

Planejamento é o processo de tomar decisões sobre metas e atividades que a organização buscará no futuro. O planejamento fornece aos indivíduos e a unidades de trabalho um mapa claro a ser seguido em atividades futuras.

Até meados do século xx a organização era desestruturada e fragmentada, mas o planejamento tem aumentado sua importância dentro das organizações.

Visão Geral dos Fundamentos do Planejamento Processos Específicos do Planejamento

1. Análise de Contexto: os planejadores devem colher, interpretar e sintetizar as informações do planejamento em foco.

Análise de contexto estuda eventos passados, examina condições atuais e tenta prever tendências futuras e de acordo com a abordagem dos sistemas abertos examina a influência do ambiente externo e identifica questões e problemas de planejamento.

Uma análise situacional profunda indicará as decisões de planejamento que devem ser feitas.

2. Metas e Planos Alternativos: deve-se gerar metas alternativas que possam ser buscadas no futuro e planos que possam ser utilizados para atingir tais metas, sempre enfatizando a criatividade e encorajando administradores e empregados a assumirem uma perspectiva ampla sobre o próprio trabalho.

As metas são os alvos, que devem ser específicos, desafiantes e realistas.

Os planos são as ações para atingir as metas, que compreendem alternativas para sua realização e os obstáculos que poderão surgir.

São três os tipos de planos:

Plano de curto prazo: eles não se repetiram no futuro

Plano de longo prazo: são atividades contínuas

Plano contigencial: como agir quando os planos falharem, quando o conjunto de ações iniciais não funcionarem

3. Avaliação de Metas e Planos: os tomadores de decisões devem avaliar as vantagens, desvantagens e seus efeitos potenciais.
Em algumas empresas existem equipes especiais para esse tipo de avaliação.

4. Seleção de Planos e Metas: deve-se selecionar os planos mais apropriados e viáveis, identificar prioridades, comparar ganhos e perdas e deixar a decisão final para o executivo responsável.
Devem ser selecionados de acordo com o cenário que descreve um conjunto particular de condições futuras.

5. Implementação: os planos e metas só serão úteis se implementados adequadamente, para isso deve-se possuir os recursos necessários e estar motivado para tal.
Todos devem conhecer o plano a ser realizado, a implementação será bem-sucedida se todos participarem dos processos anteriores.
Pode-se fazer uso de comissões, bônus, promoções e outras recompensas para encorajar a atingir as metas.

6. Monitoração e Controle: um monitoramento contínuo do desempenho efetivo é essencial. Deve-se desenvolver sistemas de controle para ações corretivas quando os planos não forem implementados adequadamente ou quando a situação se modificar.


TRANSPARÊNCIA DA PARTE ANTERIOR


Níveis de planejamento:

Temos 3 principais tipos de gerentes:

Gerentes estratégicos (alto nível)
Gerentes táticos (Nível intermediário)
Gerentes operacionais (da linha de frente)

Os gerentes usam o planejamento nos 3 níveis porém as atividades do
processo de planejamento normalmente são específicas de cada nível
de organização.

Planejamento estratégico:

O planejamento estratégico é realizado nas funções mais elevadas das
empresas(diretoria e altos executivos), tem um maior alcance de tempo e as
decisões envolvidas englobam a organização como um todo.

O planejamento estratégico é um método
gerencial que permite estabelecer a direção a
ser seguida pela Organização, visando maior
grau de interação com o ambiente.

O plano estratégico é o estabelecimento de metas e a formulação
de planos para atingi-las.


Planejamento tático:

O planejamento tático é realizado pelos executivos (gerentes), traduz e
interpreta as decisões da direção e as transforma em planos concretos dentro
dos departamentos da empresa. Geralmente tem um médio alcance de tempo.

O planejamento tático é a decomposição dos objetivos, estratégias
e políticas estabelecidos no planejamento estratégico que são relevantes
para uma parte definida de uma organização, geralmente uma área funcional,
como marketing, recursos humanos e plano financeiro.

O plano tático focaliza as principais ações que uma unidade deve empreender
para realizar sua parte do plano estratégico.

* Cada área ou função deve ter seus planos específicos,
os quais buscam adequar as ações de cada setor
e às definições estratégicas da organização.

Planejamento operacional:

O planejamento operacional é aquele que coloca em prática os
planos táticos dentro de cada setor da empresa.
Geralmente tem curto alcance de tempo.

O planejamento operacional identifica procedimentos e processos
específicos requeridos nos níveis inferiores da organização.

Os gerentes operacionais focalizam tarefas rotineiras, como rodadas de
produção, progrmação das entregas e necessidades de
recursos humanos entre outros.

Planejamento Estratégico:

Desde o início o planejamento estratégico era feito por executivos e unidades de planejamento. Eles elaboravam planos e metas a serem realizados por toda a organização. Já os administradores táticos e operacionais apenas recebiam os planos e metas.

Hoje, os executivos procuram envolver todos os níveis de administração na elaboração das estratégias, pois tinham o intuito de buscar novas idéias e aumentar a competitividade da empresa. Acontecia o seguinte: mesmo com os altos administradores elaborando as estratégias os administradores táticos e operacionais podem contribuir com o planejamento modificando ou até formulando seus próprios planos.

Por causa desta interação entre toda organização no processo do planejamento estratégico, ele passou a ser conhecido como Gestão Estratégica, que é um processo onde os operadores visam tanto a questão externa quanto as questões táticas e operacionais.

A Gestão Estratégica é formada por 6 componentes ou passos: Estabelecimento da visão, missão e objetivo; Análise das ameaças e oportunidades externas; Análise das forças e fraquezas internas; Análise Swot e formulação de estratégia; Implantação da estratégia; Controle estratégico;

• Elaboração da Missão, Visão e Objetivo.

A missão é o que a organização é, os valores básicos.

Ex: Fiat “ Produzir automóveis que as pessoas desejam comprar e orgulho de possuir”
A visão é o que a organização deseja para o seu futuro, no que ela quer se transformar

Ex: Rhodia “ Criar uma empresa líder onde as pessoas tenham orgulho e prazer de trabalhar”
O objetivo é definido a partir da união da missão com a visão.

• Análise das ameaças e oportunidades externas

Refere – se a análise do ambiente externo. A análise começa com a avaliação do setor de atuação em seguida os concorrentes, as condições macroeconômicas que afetam a demanda e a oferta e, os fatores tecnológicos. Com a análise desses componentes pode se prever as tendências e ameaças futuras.

• Análise das forças e fraquezas internas

Assim como o ambiente externo o ambiente interno deve ser analisado, através desta análise podemos ter uma visão das habilidades, dos recursos e dos níveis de desenvolvimento da organização.

Os recursos são fatores de produção acumulados ao longo do tempo que ajudam no desenvolvimento da empresa. Eles também podem ser considerados fontes de vantagens, pois através deles as empresas podem concorrer umas com as outras, mas apenas quando esses recursos são úteis, raros, valiosos, organizados e inimitáveis.

A empresa que possui recursos como estas características podem ser considerados de competência de necessidades. Empresa de competência de necessidade é aquela que faz melhor uma coisa em relação as outras, uma especialização.

Benchmarking é um processo para avaliar se as funções e as habilidades da empresa estão sendo bem desempenhadas fazendo uma comparação com as outras empresas. O objetivo é realizar a mesma tarefa a menores custos.

Um ponto fraco desse processo é que a empresa acaba apenas tentando igualar – se as outras e não a superá-las.

Passo 4

Após analisar o ambiente,é feita uma comparação. Essa conparação é chamada de Análise SWOT.

*Análise SWOT: comparação dos pontos fracos e fortes da empresa e comparação das oportunidades
e ameaças que ajudam os executivos à formular estratégias.
Assim são feitas as estratégias:

1)Estratégia de comporação/empresarial: identifica o conjunto de negócios,mercados e setores em
que a empresa compete e a distribuição de recursos entre os negócios.Ou seja, tudo que a empresa
tem e para quem distribui.

2)Estratégia de concentração: quando a empresa focaliza um único negócio e concorre com um único setor.
Essas empresas são aquelas que seguem essa estratégia porque tem crescimento no mercado de um determinado
produto ou porque não tem competência suficiente de produzir.Ex: quem planta apenas milho.

3)Estratégia de integração vertical: quando a empresa integra os meios de produção/suprimentos com a
distribuição do produto. Ex: Hebry Ford integrou a empresa desde a obtenção de ferro,onde eram feitos
os carros até onde os carros eram vendidos.

4)Estratégia de diversificação concêntrica: quando a empresa entra em negócios relacionados ao negócio
original. Ex: w. Marriot tem resraurantes,mas expandiu seu negócio para o fornecimento de comida para
empresas aéreas,hotéis e fast foods.

5)Estratégia diversificada por conglomerados: quando a empresa expande seus negócios para outros que não
estão relacionados ao negócio original.Ex: uma empresa que produz fero,mas ao mesmo tempo explora petróleo
e gás natural,faz transporte rodoviário e até negócio imobiliário.

6)Estratégia de negócios: quando a empresa define as ações para construir e reforçar sua posição
competitiva no mercado. Ex: Fazer promoções,melhorar a qualidade e ter bons funcionários.

7)Estratégia de baixo custo: quando a empresa produz produtos padronizados,sem diferenciais para não
ter altos custos.Normalmente são empresas grandes,porque tendo essa padronização,tem-se menos custo
que gera menor preço.Ex: pizzarias,porque padroniza a quantidade.Todas as pizzas terão a mesma quantidade.

8)Estratégia de diferenciação: quandoa empresa tenta ser a mellhor no seu setor, onde produza produtos que os
clientes valorizem,Tem que ter um diferencial entre todas as outras.Tem que ter uma ótima qualidade,bom marketing
e uma boa distribuição. Ex:uma empresa de roupas e acessórios que tenta ser a melhor porque tem atendimento pessoal,
tem uma sala privativa onde o cliente pode tomar um café ou um suco.Enfim,ter velocidade,eficiência e um bom
serviço individual.

9)Estratégia funcional: quando a empresa apoia a estrutura de negócios com marketing,pesquisas e desenvolvimento,
finanças e distribuição.Ex: uma empresa que tem muita propaganda,que investe em pesquisa para melhorar a qualidade.

Passo 5
Após a formulação das estratégias,é feita a implementação destas.E para implementar estratégias tem que ter
eficácia e eficiêcia.Os executivos passaram a perceber que só formular estratégias não era suficiente.Com essa
avaliação,tem-se 2 tendências:
1ª)está havendo uma visão mais abrangente da implementação.
2ª)está havendo mais participação das pessoas na empresa.

Essa implementação envolve 4 passos:

-Passo 1:definir tarefas estratégicas;
-Passo 2:avaliar a capacidade de implemnetção da organização;
-Passo 3:desenvolver uma agenda para implementar;
-Passo 4:fazer o plano de implementação.

*inimigos silenciosos:são algumas barreiras que existem na implementação.

Passo 6

Para finalizar,é feito um sistema de controle estratégico.Esse sistema estratégico é para apoiar os
administradores na avaliação do progresso da empresa,se as estratégias estão ajudando,se existem
desigualdades e se existirem,corrigir e melhorar.

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