segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Controle - Grupo VII

Resumo incompleto, este resumo é apenas a parte da Kamille. conforme o restante do grupo for me mandando vou publicando.

Controlar é qualquer processo que direciona as atividades dos indivíduos em direção à realização das metas organizacionais.

E problemas de controle podem trazer danos irreparáveis como furtos por funcionários e problemas de qualidade.

E é necessário porque uma vez que se tem planos e estratégias os gestores precisam ter certeza que esses planos serão implementados ou seja que as pessoas estão fazendo o que é pra ser feito se isso não ocorrer é função básica do controle da gerência corrigir o problema.

Sendo três estratégias organizacionais:

Controle Burocrático
é o uso de regras, regulamentações e autoridade formal para orientar o desempenho, como orçamentos, relatórios, estatísticas e avaliações de desempenho para regular comportamentos e resultados; funciona melhor onde as tarefas são certas e os funcionários independentes

Controle de mercado
Usa preços, concorrência, centros de lucro e relacionamentos de troca; funciona melhor onde resultados tangíveis podem ser identificados e onde o mercado pode ser estabelecido entre as partes

Controle de clã
Tem a idéia de que os funcionários podem compartilhar valores, expectativas e metas da organização e agir de acordo com elas, quando isso ocorre, os membros tem valores em comum, e há confiança, os controles formais podem ser menos necessários; funciona melhor onde os funcionários são dotados de empowerment para tomar decisões

Os sistemas de controle destinam-se a medir o progresso e se necessário aplicar medidas corretivas e pra isso existe um ciclo

Passo 1: Estabelecimento de parâmetros de desempenho
Toda organização tem metas e para cada meta um padrão, que é o nível de desempenho esperado para cada meta, motivando o desempenho e serve como ponto de referência em relação aos quais é possível avaliar o desempenho real. Normalmente padrões de desempenho surgem a partir das exigências de trabalho, reduzir custos, responder as reclamações dos clientes em determinado tempo

Passo 2: Medição do desempenho
Os gestores podem contar as unidades produzidas, os dias de ausência, os papéis arquivados, as amostras distribuídas e o dinheiro ganho e geralmente são obtidos de # fontes: relatórios escritos, verbais e observações pessoais

Passo 3: Comparação do desempenho com o padrão
Desvios relativamente pequenos são aceitáveis, apenas casos excepcionais exigem medidas corretivas. E tem um princípio que trás uma economia de tempo e esforço pro administrador que é o princípio da exceção que afirma que o controle é melhorado pela concentração nas exceções ou desvios significativos do padrão esperado
Ex: produz-se 1000 peças em uma linha de montagem e 7 estão em desalinho é preciso estudar estas 7 que é a exceção

Passo 4: Medidas corretivas
Daí quando existem desvios significativos eles devem ser corrigidos rapidamente para que sejam atingidos os resultados inicialmente planejados

Abordagens para o controle burocrático

Controle preliminar
Ocorre antes das operações iniciarem, inclui políticas, procedimentos e regras destinadas a garantir que as atividades planejadas sejam implementadas adequadamente, tem o objetivo de impedir os problemas antes que eles surjam e exemplos são inspeção de matéria-prima, seleção e treinamento adequado de funcionários

Controle simultâneo
Acontece enquanto os planos estão sendo implementados, inclui dirigir, monitorar e realizar a sintonia fina à medida que são desempenhados

Controle por feedback
Focaliza na utilização de informações sobre resultados anteriores para corrigir desvios de um padrão aceitável

Ex: quando o comportamento é monitorado está havendo um controle simultâneo
Agora quando é apontado e corrigido o desempenho inadequado está sendo usado feedback como meio de controle

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