segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Fundamentos da organização - Grupo III

O organograma é a representação gráfica da estrutura hierárquica da divisão do trabalho em uma organização.Ele mostra as posições dentro da empresa e a forma como elas estão dispostas, fornece um panorama da estrutura de reporte.

A maioria das empresas tem um organograma oficial para dar às pessoas essas informações.
Além do organograma existem conceitos fundamentais relacionadas as estrutura da organização: a diferenciação e integração.

Diferenciação
Aspecto interno de uma organização criado pela especialização de cargos e pela divisão de trabalho, ou seja,uma organização composta por muitas unidades diferentes que realizam diferentes tarefas, usando habilidades e métodos diferentes.

A divisão do trabalho significa que o trabalho é subdividido em tarefas menores e a especialização refere-se que as pessoas desempenham partes específicas do todo o trabalho.

Integração
Grau em que unidades de trabalho diferenciadas trabalham juntas e coordenam seus esforços.
A coordenação refere-se a procedimentos que ligam as várias partes da organização para que se alcance a missão global da empresa.

A medida que as organizações diferenciam suas estruturas é necessário que haja integração entre as partes, pelo fato de todas as unidades constituírem uma organização maior necessitando de cooperação e comunicação entre elas.

Lembre-se de que quanto mais diferenciada a empresa maiôs a necessidade de integração entre as diferentes unidades.

Governança corporativa é o papel da equipe executiva e do conselho de administração de uma organização, de assegurar que as atividades da empresa atendam aos objetivos dos interassados na organização, seus stakeholders.

A autoridade é o ato de tomar decisões e dizer a outras pessoas o que fazer.Ela reside nas posições e não nas pessoas e tem sido o principal meio para conduzir uma organização.

Nas grandes empresas os proprietários são os acionistas, estes elegem um conselho de administração para supervisionar a organização. Atualmente, a maior parte das empresas possui uma maioria de membros do conselho externos são os executivos de outras empresas. Os Conselhos bem-sucedidos são participativos, ativos e críticos para determinar as estratégias da empresa e prevenir grandes erros.

A autoridade investida no conselho é atribuída ao CEO (executivos principal), que ocupa o topo da pirâmide organizacional. Esse nível também inclui o presidente e os vice-presidentes. Estes são os administradores estratégicos. O segundo nível é administração intermediária, são os administradores responsáveis por fábricas ou departamentos. O terceiro nível é o nível operacional da administração, são os administradores de primeira linha e os que trabalham para eles.

A autoridade é o elemento que mantém todos esses níveis reunidos.
Acredita-se que menos níveis organizacionais criam uma organização mais eficiente, rápida e eficaz em custos.

O número de subordinados que se reportam diretamente a um executivo ou um supervisor é chamado de amplitude de controle.
Amplitudes pequenas implicam em uma organização “alta”, com muitos níveis de reporte. Amplitudes grandes criam uma organização “achatada” com menos níveis hierárquicos.

Delegação é a atribuição de autoridade e responsabilidade a um subordinado em um nível mais baixo.
O subordinado deve prestar contas ao seu supervisor pelo trabalho que lhe foi delegado, e o administrador que lhe delegou deve ser responsável por suas próprias ações assim como as ações dos subordinados.
As vantagens da delegação são que os administradores economizam tempo ficando com maior tempo para de dedicar a tarefas de alto nível, e dá ao subordinadas oportunidades de desenvolverem novas habilidades.

Resumo completo enviado pela Anninha

Nenhum comentário: