quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Organização Responsiva - Grupo V

Abaixo está somente a parte da Natane, Aguardando o restante do resumo.

Organizar-se para Resposta ao ambiente externo

As organizações devem se adaptar aos ambientes externos, como vimos anteriormente existem várias abordagens que as empresas podem adotar para responder ao ambiente, isso inclui adaptar-se ao ambiente, influenciar o ambiente e selecionar um novo ambiente.

Organizar-se para a capacidade de resposta ao cliente

O ambiente é composto por muitas partes diferentes, talvez nenhum outro aspecto tenha tido um impacto tão profundo na organização quanto o foco nos clientes. O Dr. Ohmae aponta que qualquer empresa deve levar em conta três principais jogadores: a própria empresa, a concorrência e o cliente. Esses componentes formam o que ele chama de triângulo estratégico. Os gerentes precisam equilibrar o triângulo e as organizações bem sucedidas usam seus pontos fortes para criar valor, atendendo as exigências dos clientes melhor do que os concorrentes.

Gerenciamento de relacionamento com o cliente

É um processo que normalmente é mediado por um conjunto de tecnologia de informação que visa criar um processo de comunicação com os clientes de forma que a empresa tenha um amplo conhecimento de suas necessidades, desejos e padrões de compra. Desta forma o GRC ajuda as empresas a entender bem como antecipar, as necessidades dos clientes.
O pensamento tradicional considerava, por exemplo, que clientes desejavam alta qualidade ou custos baixos passados na forma de preço baixo, mas as empresas de classe mundial sabem que esta mentalidade não se aplica mais, os clientes desejam tudo e sabem que em algum lugar existe uma organização que irá atendê-lo.

Mas se todas as empresas procuram satisfazer seus clientes, como uma empresa pode obter uma vantagem competitiva?

As empresas de classe mundial aprenderam que todas as vantagens são temporárias posto que as empresas concorrentes irão empenhar-se para emparelhar-se a elas.Uma empresa consegue e mantém vantagem competitiva continuando a melhorar, esse conceito de melhoria contínua é uma parte integrante das operações de estratégia japonesa.á medida que as organizações visam responder ás necessidades dos clientes elas logo percebem que o significado tradicional de um cliente se expande para incluir clientes internos.A palavra cliente agora se refere ao próximo processo ou trabalho que venha a seguir.isto enfatiza a idéia de interdependência entre as funções e que todas as funções da organização tem de estar preocupadas com a satisfação dos clientes.todos os receptores do trabalho de uma pessoa passam a ser vistos como clientes.

Gestão da qualidade total

É uma forma de gestão em que todos estão comprometidos com a melhoria contínua de sua parte da operação. Nos negócios o sucesso depende de se ter produtos de qualidade, assim a GQT é uma abordagem para melhorar a qualidade dos produtos e assim a satisfação do cliente. Ela reorienta os gestores a envolver as pessoas entre os departamento para melhorar todos os aspectos do negócio.A melhoria contínua exige mecanismos que facilitam a solução do problema do grupo, o compartilhamento de informações e a cooperação entre as funções empresariais, assim a organização tende a funcionar de uma forma mais orientada para a equipe.

Critérios Baldrige e TQM nos EUA

É um prestigioso prêmio que é oferecido as empresas norte americanas que atingem excelência na qualidade. São utilizados sete critérios como base para a avaliação da organização:
A qualidade total exige uma abordagem completa, extensiva e integrada em toda a organização.

ISO 9000

O propósito das normas é melhorara qualidade total em todas as empresas para benefícios dos produtores e dos clientes. As empresas que cumprem as diretrizes de qualidade da ISO 9000 podem solicitar um certificado oficial.

Reengenharia

A idéia principal é revolucionar sistemas e principais processos organizacionais.

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