sábado, 27 de setembro de 2008

Resumo de Montesquieu e Marx

Montesquieu
Para Montesquieu a lei é a relação entre dois ou mais seres, sendo assim, relações que derivam das coisas. Segundo Montesquieu existe leis naturais que são leis da física e da sociedade, e leis positivas que são as leis presentes na constituição, dando ordem do que deve ou não ser feito.
As leis positivas se dividem em três: Lei entre os Estados, Lei que regula os governantes e os governados e Lei que regula os governados entre si.Existem nas leis relações entre si, com sua origem, com o objeto do legislador, com a ordem das coisas sobre as quais estão estabelecidas. Montesquieu escreve “não trata das leis, mas do Espírito das leis”.

Montesquieu distingue três formas de governo: república, a monarquia e o despotismo. Cada um é definido em relação a dois conceitos, de natureza e de princípio de governo. Natureza é o que faz com que ele seja o que é, e princípio do governo é o sentimento que deve animar os homens.
Governo republicano é aquele que o povo, coletivamente, ou só uma parte do povo tem o poder soberano. Este tipo de governo depende da virtude. O monárquico, um só governa, mas por meio de leis fixas e estabelecidas, é um governo que depende da honra. No despotismo, porém, uma só pessoa, sem lei e sem regras governa de acordo com sua vontade, esse governo depende do medo.
 Segundo Montesquieu a república só cabe a territórios pequenos, a monarquia em médios territórios, e o despotismo em grandes territórios. Os poderes eram divididos da seguinte forma: Legislativo e executivo. Ao contrário de separação há uma interdependência entre os poderes. Esses poderes se concentram nas três potencias: Rei, nobreza e Povo.

Marx
Marx separava as etapas da história humana a partir dos regimes econômicos. Sendo quatro regimes, chamados de quatro modos de produção: Antigo, Asiático, feudal e o burguês. Esses modos de produção são divididos em dois grupos. Os modos de produção como o antigo (escravidão), feudal (servidão), burguês (Trabalho assalariado) representam as três etapas da história ocidental. O modo de produção asiático não faz parte da história do ocidente, no modo asiático o poder se concentra na mão do Estado. Para Marx o modo de produção está sempre ligado a três fatores Ideologia, Política e Economia.
“Cada país é considerado uma formação social e cada formação social tem dentro de si diferentes formas de produção.” 
Na economia marxista, forças produtivas é a “capacidade de uma sociedade de produzir”, como a produção dos bens materiais, que compreendem os meios de produção e os operários que utilizam a força de trabalho. As relações de produção estão relacionas a propriedade. É essa força produtiva que constrói a história, pois está sempre criando, transformando algo, mas esse processo às vezes é interrompido por algum tipo de manifesto contra as relações de produção. Surgindo então as Lutas de classes.
As lutas de classes acontecem entre os operários (donos da força de trabalho) e os capitalistas (donos das fábricas). Marx via os capitalistas como exploradores, e os operários como explorados, e que uma solução para que isso mudasse seria um manifesto. Marx disse no manifesto comunista, “A história de toda sociedade passado é a história da luta de classes.”
Marx definia a divisão social do trabalho como “o sistema complexo de todas as formas úteis diferentes de trabalho que são levadas a cabo independentemente uma das outras por produtores privados”. Ou seja, capitalistas que competem entre si. Em segundo lugar, existe a divisão do trabalho entre os trabalhadores, cada um desempenha uma atividade e o resultado disso é o produto social do trabalho coletivo. Embora essas duas divisões estejam relacionadas, a origem e o desenvolvimento de cada uma são completamente diferentes da outra.
Para Marx a Sociedade é na verdade a soma da infra-estrutura econômica relacionada com a força de produção e as relações de produção, e a superestrutura como o modo de pensar, política, ideologia.Marx definia o Estado como sendo o exercício da força sobre os demais. Marx tinha uma preocupação em como acabar com o Estado.

Ps. O resumo tah bem resumido, não tah lá essas coisas mas jah dá um ajudinha.



Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.