quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Como elaborar um problema de pesquisa

Para se formular um problema é necessário buscar conhecimento (literaturas, conversas) sobre o assunto escolhido.

Regras Práticas para se formular um problema científico:

a) Deve ser claro e preciso;

b) Deve ser empírico (Aquilo que deriva da experiência comum. / Coisas que as pessoas aprendem vivendo.);

c) Deve ser suscetível a solução (execução de teste possível / meios disponíveis para investigação);

d) Deve ser limitado a uma dimensão viável.

e) O problema deve ser formulado como forma de Pergunta;
SEGUE ABAIXO OS TEXTOS USADOS CASO ALGUM OUTRO GRUPO QUEIRA USÁ-LOS TAMBÉM.
Stress atinge jovens brasileiros

De cada dez adolescentes, estima-se, três são vítimas de stress. É quase a média registrada entre os adultos, de 50%. Sem tratamento, o stress pode se tornar crônico e deflagrar nos jovens doenças típicas de adultos, como hipertensão, diabetes tipo 2 e gastrite, entre outras. A avaliação do nível de stress é feita com base em escalas destinadas a adultos e crianças. "Esses métodos, no entanto, nunca contemplaram a realidade juvenil, o que induzia a erros de diagnóstico", diz a psicóloga Iracema Francisco Frade, pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo. De acordo com Marilda Lipp, psicóloga da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), em São Paulo, um dos um dos sintomas mais graves do stress juvenil é a insônia. Além disso, podem ocorrer também desânimo, impaciência, dores de cabeça, falta de concentração, cansaço excessivo ou entusiasmo exagerado e repentino.

Fonte:
http://www.andi.org.br/noticias/templates/clippings/template_infancia.asp?articleid=13716&zoneid=2

Jovens na mira do estresse!

O estresse está atingindo as pessoas cada vez mais cedo. Conheça as causas e as medidas para evitá-lo!

­Daniela Barbosa

A adolescência é um período marcado por bastante turbulência, grandes mudanças e conseqüentemente muito estresse.Os adolescentes têm que escolher o que farão pelo resto da vida, dar um jeito de (apesar dos interesses conflitantes) se entender com os pais, fazer um esforço danado para se encaixarem nos padrões de beleza e assim não serem excluídos, passar de ano, perder a virgindade, entre outros babados fortíssimos.

Mas o que mais faz a galera ficar superestressada é a escolha da carreira profissional. É nessa fase que o jovem mais se sente pressionado pela família e pelo próprio mercado de trabalho em relação ao futuro.

Para Letícia, de 19 anos, um fator que a vem deixando muito estressada é a escolha errada da faculdade. Ela já está no 2º ano, porém não gosta do curso e isso a prejudica muito. "Quando entrei na universidade era muito imatura e agora vejo que não é isso que eu quero para a minha vida, mas meus pais me obrigam a continuar". Letícia tem muitas dores no estômago e insônia: "Estou buscando ajuda médica, pois do que jeito que estou não vou agüentar".

Já César, de 17 anos, enfrenta uma situação muito particular: ele sabe o que quer fazer na faculdade, porém os pais não aceitam: "Todo dia tem discussão lá em casa e isso acaba me deixando muito estressado. Eles não aceitam que eu faça astronomia e ficam me jogando pra direito, administração... Não é isso que eu quero! Eles querem que eu seja infeliz pro resto da vida?".

Outro grande gerador de estresse nos jovens, principalmente nas meninas, é a busca da aparência perfeita. Já que foi instituído que para ser bonita é preciso ser magra, algumas ficam muito perturbadas e fazem loucuras para entrar numa calça 36.

Os perigos do estresse

Segundo a psicóloga Juliana Paganelli, o estresse está diretamente ligado à ansiedade, que se não controlada pode causar taquicardia, palpitações, irritabilidade, perda de memória, falta de concentração, cansaço, aumento de sono, insônia, mudanças de apetite e até depressão. Se não tratados, esses problemas podem fazer a pessoa ficar muito doente, comprometendo o bom andamento dos estudos e de um crescimento saudável.

No stress!

Para a psicóloga Fabiana Biagigo o estresse pode ser evitado, ou, ao menos, amenizado com a busca de atividades simples. Ela sugere que um adolescente estressado deva sempre: praticar exercícios físicos, reservar momentos para o lazer, realizar atividades prazerosas e principalmente conversar, sempre que possível, com os pais ou amigos a respeito das suas angústias. Essas medidas proporcionam o relaxamento e a diminuição da ansiedade.

Agora, se o estresse já está comprometendo o desempenho do jovem na realização de qualquer atividade, o quadro pode ser mais sério e é nessa hora que a ajuda do psicólogo se torna fundamental. A terapia auxilia o adolescente a compreender o que está acontecendo com ele.

Fonte: http://jovem.ig.com.br/igirl/noticia/2008/02/29/jovens_na_mira_do_estresse_1210944.html

Nenhum comentário: