segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Abordagem Behavionista ou Comportamental

A principal preocupaão da abordagem comportamental é a motivação dos empregados, seus autores preocupavam se em enxergar a organização como um espaço no qual os individuos buscam satisfazer suas necessidades individuais.

Roos Stagner discute em sua obra os conflitos entre as empresas e sindicatos, identificando as percepções individuias como fonte de conflito.

Frederick Herzberg identificou no trabalho fatores higienicos (extrinsecos) e motivadores (intrisecos) como influenciadores do comportamento humano.

David Mc Clelland classificaou as necessidades humanas como voltadas para realização, afiliação e poder, enfatizando a importancia das necessidades adquiridas.

Abraham Maslow desenvolveu a teoria da hierarquia de necessidade, pela qual as carencias humanas eram dispostas numa hierarquia, e as suas insastifações motivariam o comportamento.

Douglas Mc Gregor distinguiu duas concepções do ser humano, a Teoria X e a teoria Y, a priemira representando os postulados classicos em administração sobre a natureza humana, e a segunda uma visão mais autorealizadora.

O economista Herbert SImom desenvolveu, como critica a concepção microeconomica da decisão dos individuos(racional e maximizadora), uma teoria da decisão que procurava levar em conta todos os aspectos que interferem nas decisões humanas. Desenvolveu o conceito de racionalidade limitada.

Em termos gerais podemos definir a racionalidade como nossa capacidade de selecionarmos "Alternativas de comportamento... d acordo com alguns sistemas de valores que permite avaliar as consequencias deste comportamento" (Podem ser valores pessoais ou organizacionais)
O processo de decisão humana , funciona em tres etapas: Planejamneto substantivo, Plan. processual e Execução.

Nenhum comentário: