Resumo Completo. (grupo: Vicente, Ederson, João)
TODAS AS FORÇAS RELEVANTES FORA DAS FRONTEIRAS DA EMPRESA, COMO CONCORRENTES, CLIENTES, GOVERNOS E A ECONOMIA.
AMBIENTE COMPETITIVO - MACROAMBIENTE
Ambiente competitivo: o ambiente imediato em torno da empresa
Macroambiente: o ambiente mais geral, que afetam as organizações.
Resumo: no ambiente competitivo a empresa se relaciona diretamente com fornecedores, compradores,concorrentes e novos concorrentes. Este ambiente é de grande competição e precisa ser acompanhado de forma a empresa se preparar na forma de produtos e serviços melhorados para competir neste ambiente e poder sobreviver no mesmo.
O macroambiente esta relacionado com o desenvolvimento tecnológico a todo instante, nas mudanças legislativas e regulamentações mercadológicas, a demografia com vários grupos sociais com interesses diversos, as mudanças no cenário econômico, questões sociais (externalidades) que surjam e precisam de respostas por parte da organização.
Analise ambiental: informações relacionadas com o que desejam os consumidores.
Incerteza ambiental: A falta de informações necessárias para compreender ou prever o futuro.
Varredura ambiental: a busca e seleção de informações sobre o ambiente.
Inteligência competitiva: informações que ajudam os administradores a determinar como competir melhor.
Cenário: Uma narrativa que descreve um conjunto particular de condições futuras.
Desenvolvimento de cenários: tentativas de determinar efeitos futuros de forças ambientais sobre a organização.
Previsão: método para prever como as variáveis mudarão no futuro.
• Analise ambiental: informações ambientais adequadas e precisas – incerteza ambiental : falta de informações – varredura ambiental: seleção de informações sobre ambiente
• Benchmarking: comparar praticas e tecnologias de uma organização com as de outras empresas.
• Empowerment: compartilhar autoridade com empregados em níveis hierárquicos abaixo, aumentando a auto confiança dos mesmos.
• Reserva (buffering): manutenção de recursos excedentes, para enfrentar necessidades futuras.
Suavizar: Nivelar as flutuações normais nas fronteiras do ambiente.
Processos flexíveis: Métodos para adaptar o núcleo técnico as mudanças ambientais.
Estratégias independentes: Agindo por conta própria, a organização usa para modificar algum aspecto de seu ambiente atual.
Estratégias cooperativas: Usadas por duas ou mais organizações juntas para influenciar o ambiente externo.
AMBIENTE COMPETITIVO - MACROAMBIENTE
Ambiente competitivo: o ambiente imediato em torno da empresa
Macroambiente: o ambiente mais geral, que afetam as organizações.
Resumo: no ambiente competitivo a empresa se relaciona diretamente com fornecedores, compradores,concorrentes e novos concorrentes. Este ambiente é de grande competição e precisa ser acompanhado de forma a empresa se preparar na forma de produtos e serviços melhorados para competir neste ambiente e poder sobreviver no mesmo.
O macroambiente esta relacionado com o desenvolvimento tecnológico a todo instante, nas mudanças legislativas e regulamentações mercadológicas, a demografia com vários grupos sociais com interesses diversos, as mudanças no cenário econômico, questões sociais (externalidades) que surjam e precisam de respostas por parte da organização.
Analise ambiental: informações relacionadas com o que desejam os consumidores.
Incerteza ambiental: A falta de informações necessárias para compreender ou prever o futuro.
Varredura ambiental: a busca e seleção de informações sobre o ambiente.
Inteligência competitiva: informações que ajudam os administradores a determinar como competir melhor.
Cenário: Uma narrativa que descreve um conjunto particular de condições futuras.
Desenvolvimento de cenários: tentativas de determinar efeitos futuros de forças ambientais sobre a organização.
Previsão: método para prever como as variáveis mudarão no futuro.
• Analise ambiental: informações ambientais adequadas e precisas – incerteza ambiental : falta de informações – varredura ambiental: seleção de informações sobre ambiente
• Benchmarking: comparar praticas e tecnologias de uma organização com as de outras empresas.
• Empowerment: compartilhar autoridade com empregados em níveis hierárquicos abaixo, aumentando a auto confiança dos mesmos.
• Reserva (buffering): manutenção de recursos excedentes, para enfrentar necessidades futuras.
Suavizar: Nivelar as flutuações normais nas fronteiras do ambiente.
Processos flexíveis: Métodos para adaptar o núcleo técnico as mudanças ambientais.
Estratégias independentes: Agindo por conta própria, a organização usa para modificar algum aspecto de seu ambiente atual.
Estratégias cooperativas: Usadas por duas ou mais organizações juntas para influenciar o ambiente externo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário