Karl Heinrich Marx era economista e sociólogo e, por possuir algumas relações com o marxismo podia ser considerado um sociólogo marxista.
Devido ao seu envolvimento com os franceses e alemães pôs – se contra ao capitalismo defendendo a classe trabalhadora mais conhecida como proletariado, pois a burguesia criava constantemente meios de produção mais poderosos e ao mesmo tempo a distribuição de rendas e terras não aconteciam no mesmo ritmo. Isto levava o aumento de riqueza para minoria e o aumento da miséria para a maioria.
vários sentidos, várias maneiras de interpretação.
Conforme os pensamentos de Marx a história humana dividi – se em 5 modos de produção:
• Modo de Produção Primitivo: Não possui um Estado. Existente em sociedades tribais, onde há escravidão.
• Modo de Produção Antigo: Possui Estado. Há propriedades e escravos.
• Modo de Produção Asiático: Possui um Estado centralizador, que possui o pode. Subordinação de todos os trabalhadores ao estado.
• Modo de Produção Feudal: Possui uma Descentralização. Existe a servidão, onde os homens são livres, mas pagam tributos aos nobres e à Igreja.
• Modo de Produção Capitalista: Possui Estado. Existe propriedade privada e trabalho assalariado.
Com base em suas idéias podemos afirmar que cada sociedade possui uma formação social, pois cada formação social possui dentro de si diferentes modos de produção.
conceitos religiosos e não há como transformar totalmente uma sociedade de uma hora para outra, por mais que se tente implantar novos conceitos, os anteriores não serão apagados, mas amadurecidos.
No capitalismo vemos a idéia de relação de produção e forças produtivas. A condição de existência de todas as classes industriais era a de conservar inalterado o antigo modo de produção, mas com o capitalismo tudo mudou, a burguesia não existe sem transformar
constantemente os instrumentos e as relações sociais.
A burguesia cria incessantemente meios de produção mais poderosos, mas as relações de propriedade e distribuição de renda, não se transformam no mesmo ritmo. O regime capitalista é capaz de produzir cada vez mais e a miséria continua sendo a sorte da maioria.
Em vez de o crescimento dos meios de produção se traduzirem pela elevação do nível dos trabalhadores leva a um duplo processo de proletarização e pauperização.
Práxis é o homem x natureza, é uma prática transformadora, pois quando um homem transforma a natureza transforma também a si próprio como os capitalistas que estão sempre buscando formas mais eficazes de produção afetando assim o meio em que vive.
Dentro da contradição entre forças de classes e relações de produção é fácil introduzir a luta de classes, uma classe está associada às antigas relações de produção, que são obstáculos para o desenvolvimento das forças produtivas, enquanto a outra classe é progressiva, representa
novas relações de produção que favorecerão ao máximo o desenvolvimento das forças produtivas.
Para Marx ainda, o poder político é a expressão dos conflitos sociais pelo qual a classe dominante e exploradora, mantém seu domínio e sua exploração, e a supressão das contradições de classe deve levar ao desaparecimento da política e do Estado.
Em toda sociedade podemos distinguir a base econômica, ou infra -estrutura, e a superestrutura. A primeira é constituída essencialmente pelas forças e pelas relações de produção; na segunda (superestrutura) figuram as instituições jurídicas e políticas, bem como os modos de pensar, as ideologias, as filosofias. Porem os limites precisos da infra-estrutura e da superestrutura tem levado a discussões infindáveis.
Enviado por Lílian
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